Mestres da Família Yang

Tai Chi Chuan

De Geração em Geração…

Do Passado ao Futuro…

A Tradição Continua

 

O estilo Yang de Tai Chi Chuan é uma das joias no reino das artes marciais Chinesas. Desde o fundador do estilo Yang de Tai Chi Chuan, Yang Lu Chan, seus filhos Yang Ban Hou e Yang Jian Hou, seus netos Yang Shao Hou e Yang Cheng Fu e seus bisnetos Yang Zhen Ming, Yang Zhen Ji, Yang Zhen Duo e Yang Zhen Guo trabalharam todos juntos para pesquisar, mudar, desenvolver e espalhar o Tai Chi Chuan.

O estilo Yang de Tai Chi Chuan tornou-se expandido e gracioso, cuidadosamente estruturado, relaxado, gentil e fluido, ainda mantendo os aspectos marciais. É também um método para melhorar a saúde e curar doenças. O Tai Chi Chuan é amado por dez milhões de praticantes, que divulgam o Tai Chi Chuan no país natal e no exterior. Tornou-se o mais popular das artes marciais, provendo uma contribuição notável para a saúde da humanidade.

Por Mestre Yang Jun, 6ª Geração


YANG LU CHAN


Yang Fu Kui, mais tarde chamado de Yang Lu Chan (o “Lu” tendo dois caracteres diferentes em chinês, como esperado) nasceu em 1799 e morreu em 1872. A família de Yang Lu Chan era da Província de Hebei, Prefeitura de Guangping, Condado de Yongnian e desde a infância sua família era pobre.

Ele seguia seu pai plantando nos campos e enquanto adolescente teve trabalhos temporários. Um dos períodos de trabalhos temporários foi um trabalho provisório na farmácia Chinesa Tai He Tang localizada na parte oeste da cidade de Yongnian (a farmácia foi aberta por Chen De Hu da Vila Chen, na Província de Henan, Prefeitura de Huaiqing, Condado de Wen.)

Desde criança, Yang Lu Chan gostava de artes marciais e começou a estudar Chang Chuan, ganhando certa habilidade. Um dia ele viu alguns bandidos vindo na farmácia procurando por encrenca.

Um de seus colegas da farmácia usou um tipo de arte marcial que Yang Lu Chan nunca tinha visto antes que dispersou facilmente os encrenqueiros. Por causa disso, Yang Lu Chan decidiu estudar com o dono da farmácia Tai He Tang, Cheng De Hu.

Ele percebeu que Yang Lu Chan veio de coração puro e estava ansioso para estudar e enviou Yang Lu Chan para a Vila Chen procurar a 14ª geração da Família Chen, Chen Chang Xing como seu professor.

Por Mestre Yang Jun, 6ª Geração



YANG BAN HOU

Durante toda a sua vida, o que Yang Lu Chan criou no mundo do Tai Chi não parou com sua morte em 1872. Yang Lu Chan transmitiu todo o seu conhecimento para seus filhos, Yu, apelidado de Ban Hou, e Jian, apelidado de Jian Hou, os quais se tornaram os representantes da segunda geração da família Yang.

Yang Yu, também chamado de Yang Ban Hou, mas referido como o “2º filho” por todos, nasceu em 1837 e faleceu em 1892. Desde pequenos ele e Jian Hou seguiram os estudos de Tai Chi Chuan com seu pai. Todos os dias Ban Hou praticava arduamente, sem desanimar com o frio do inverno ou o calor do verão. Yang Ban Hou tinha uma disposição árdua e feroz.

Ele era habilidoso em lutar, e especialmente adepto ao uso do bastão (feito de madeira bai la, com mais de três metros de comprimento e usado da mesma forma que a lança). Um dia na cidade de Yongnian, dentro das tendas localizadas no Portão Leste, um fogo começou devido a um descuido. A água cercava toda a cidade de Yongnian e fervilhava de juncos.

Era o final do outono, depois da colheita, e dentro da tenda, feixes de juncos foram empilhados em uma pequena montanha. Uma vez que uma das tendas pegou fogo, se não fosse apagada rapidamente, se transformaria em um inferno. Neste momento, Yang Ban Hou correu para o local empunhando uma lança, levantando e jogando os feixes de juncos de fogo.

Os feixes em chamas voaram pelo ar como uma fileira de peixes, e quase instantaneamente todos eles estavam na água. Com o fogo extinto e evitada a conflagração, a notícia de seu feito se espalhou rapidamente pela cidade.

Por Mestre Yang Jun, 6ª Geração



YANG JIAN HOU

Yang Jian, chamado Jian Hou, foi apelidado de Jian Hu e chamado de “3º filho” até seus últimos anos, quando foi referido apenas como “velho”.

Nascido em 1842, ele começou a estudar Tai Chi Chuan com seu pai desde novo. Sob os requerimentos estritos de seu pai, ele praticava arduamente durante todo o dia. Sentindo frequentemente que não aguentava mais, tentou várias vezes fugir.

É claro que com o trabalho árduo diário e praticando gongfu sob o olhar atento de seu pai, resultou na melhora significativa de suas habilidades. Finalmente ele se tornou um homem de grande talento.

Jian Hou pegou a forma velha de seu pai, revisou e a transformou em uma forma média. Ele também tinha maestria no sabre, na lança, na espada e em outras armas. Sua habilidade com a espada foi reconhecida por combinar a suavidade e a dureza.

Jian Hou até dominou o uso das bolas de ferro (dan4). Ele segurava três ou quatro na mão ao mesmo tempo e, quando jogado simultaneamente, cada uma atingia um pássaro diferente em voo. Ele ganhou a fama de não desperdiçar uma bolinha ao ser lançada.

Por Mestre Yang Jun, 6ª Geração



YANG SHAO HOU


YANG CHENG FU




YANG ZHAO PENG

Yang Ban Hou teve uma filha e um filho, chamado Zhao Peng. Zhao Peng estudou com Yang Cheng Fu e abriu uma escola em Guangxi, onde mais tarde ele veio a falecer.

Por Mestre Yang Jun, 6ª Geração



YANG SHOU ZHONG

Yang Zhen Ming, chamado de Shou Zhong, nasceu em 1911 e morreu em 1986. Desde pequeno seguiu seu pai nos estudos da Arte do Tai Chi Chuan.

Com 14 anos ele entendeu as energias do Tai Chi Chuan e era totalmente proficiente nas técnicas de sabre, espada e bastão e tornou-se o assistente de seu pai, Yang Cheng Fu.

Com 19 anos Shou Zhong foi para a Província de Anhui e mais tarde ensinou Tai Chi em Nanjing. Depois disso ele viajou com seu pai, passando pelas Províncias de Zhejiang, Fujian e Guangdong.

Depois que Yang Cheng Fu faleceu, Shou Zhong permaneceu em Guangzhou (Canton) para ensinar. Em 1949 ele se mudou para Hong Kong e abriu uma escola de artes marciais onde ele lecionou. 

Por Mestre Yang Jun, 6ª Geração


YANG ZHEN JI

Yang Zhen Ji, nasceu em 1921, começou a estudar com seu pai e seu irmão mais velho, aos 6 anos. Ele estudou muito, compreendendo a essência do Tai Chi Chuan.

No final dos anos 1940 ele começou a ensinar Tai Chi Chuan. Ele viajou de Guangzhou (Canton) para  Beijing, Tianjin, Guangxi e Handan para ensinar.

Porque ele ensinava muito sinceramente, seus estudantes eram bastante numerosos e uma vez ele visitou os Estados Unidos. Zhen Ji, depois de décadas praticando e ensinando, ganhou um conhecimento profundo das habilidades transmitidas por seu pai.

Por Mestre Yang Jun, 6ª Geração



YANG ZHEN DUO

Yang Zhen Duo, nascido em 1926, começou a estudar a Arte do Tai Chi Chuan com 6 anos com seu pai e irmãos mais velhos. Ele estudou assiduamente e era bom na pesquisa e foi capaz de compreender a essência do Tai Chi Chuan.

Sua habilidade no Tai Chi foi consumada e demostrada com equilíbrio natural. A disposição de Yang Zhen Duo é tolerante e gentil, simples e honesta.

Ele ensina paciente, cuidadosa e meticulosamente. Modesto e despretensioso como seu pai, ele chegou a receber a admiração e estima profunda dos entusiastas do Estilo Yang de Tai Chi Chuan. Zhen Duo carrega a aspiração de seus antepassados, dedicando-se para a popularização e a divulgação do Estilo Yang de Tai Chi Chuan.

Desde o início dos anos 1960, ele viveu em Taiyuan, na província de Shanxi, ensinando Tai Chi Chuan.

Em 1982, ele fundou a Associação do Estilo Yang de Tai Chi Chuan da Província de Shanxi, agora com alunos na Província de Shanxi somando dezenas de milhares.

Muitas vezes ele foi convidado e viajou para a América, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Canadá, Brasil, Cingapura e outros países para realizar seminários.

Causando uma impressão em casa e no exterior, Yang Zhen Duo ajudou a permitir que o Estilo Yang de Tai Chi Chuan promova os laços de amizade entre os cidadãos da China e o resto do mundo.

Por Mestre Yang Jun, 6ª Geração


YANG ZHENG GUO

Yang Zhen Guo, nascido em 1928, começou a estudar desde cedo o Tai Chi, transmitido por sua família. Ele mora na província de Hebei, cidade de Handan, e por muitos anos cuidou de sua mãe.

Ele tem ensinado Tai Chi Chuan incessantemente em toda a região. Certa vez, ele visitou Taiwan e fez uma contribuição bastante significativa para o desenvolvimento do Estilo Yang de Tai Chi Chuan.

Zhen Guo tem três filhas e dois filhos, Yong Fang sendo o primeiro e Zhi Fang o segundo filho.

Por Mestre Yang Jun, 6ª Geração



YANG JUN

Mestre Yang Jun é descendente da 6ª geração da família Yang. Nascido em Taiyuan, China, ele cresceu com seus avós e viu seu avô, Mestre Yang Zhenduo, treinar alunos. Ele começou a treinar com seu avô aos cinco anos. Mais tarde, ele começou a ajudar seu avô em seminários na China. Depois de se formar em educação física na Universidade de Shanxi em 1989, ele começou a viajar com seu avô para ajudar no ensino internacional.

Em 1998, a Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang foi criada pelo Mestre Yang Jun e pelo Mestre Yang Zhenduo com a missão de reunir os praticantes de Tai Chi Chuan da Família Yang e promover um sistema para compartilhar o padrão familiar de prática de Tai Chi Chuan da Família Yang em todo o mundo para ajudar a humanidade. Mestre Yang Jun deixou a China em 1999 e mudou-se para Seattle para começar a desenvolver a associação internacionalmente.

Ele se tornou o primeiro membro da família Yang a divulgar a arte de sua família no Ocidente. Apesar dos muitos desafios significativos de se mudar para um novo país e cultura, incluindo a barreira do idioma, ele conseguiu fazer a associação crescer para incluir atualmente mais de 46 Centros de Tai Chi da Família Yang e mais de 37 Escolas de Tai Chi da Família Yang em cinco continentes com professores em 24 países . A divulgação internacional do Tai Chi Chuan da Família Yang tem sido uma de suas maiores conquistas.

Ele também contribuiu para aumentar a visibilidade do tai chi chuan no Ocidente ao liderar a organização dos Simpósios Internacionais de Tai Chi Chuan de 2009 e 2014 em Nashville, Tennessee e Louisville, Kentucky. Esses eventos trouxeram grandes mestres das escolas tradicionais de tai chi chuan da China aos EUA para ministrar seminários e trocar ideias com cientistas que conduzem pesquisas relacionadas ao tai chi chuan. No simpósio de 2009, o Mestre Yang Zhenduo nomeou oficialmente o Mestre Yang Jun como herdeiro de linha direta de 5ª geração da Família Yang de Tai Chi Chuan.

Atualmente é diretor do Centro de Tai Chi da Família Yang de Seattle / Redmond em Redmond, Washington; o Mestre Yang Jun viaja com frequência nacional e internacionalmente para ensinar. Desde 2016, ele tem viajado com mais frequência à China para desenvolver o Tai Chi Chuan da Família Yang naquele país. Seu maior desejo é unir os praticantes da China e do Ocidente em uma grande família onde, apesar das fronteiras nacionais e diferenças culturais, todos estão ligados por meio de seu amor pelo tai chi chuan.