Material de Estudo para o Ranking
A melhor fonte para o candidato ao ranking estudar a fim de se preparar para a prova escrita de história e teoria do ranking é o livro Yang Family Tai Chi Chuan Essentials: History, Theory and Practice Guide. Você encontrará esse manual na Área Exclusiva para Membros.
Abaixo há um breve resumo dos cinco principais tópicos que serão abordados na prova escrita.
1. História
Como iniciou o Tai Chi?
Existem duas teorias:
Teoria #1:
Por volta da dinastia Yuan e Ming, Chang Sanfeng, que viveu no Templo Shaolin há aproximadamente 600-700 anos atrás, foi até a Montanha Wudang e criou o Tai Chi. Ele viu um grou (garça) lutando com uma serpente. O grou era sempre duro. A serpente cedia e seguia o grou, não resistindo. Assim não perdeu sua vida para o grou. O duro foi controlado pelo suave.
Teoria #2:
Criado pela família Chen por volta de 300 anos atrás, por Chen Wangting.
Quais são as 13 Posturas (nome original do Tai Chi Chuan)?
As 13 Posturas incluem as 8 energias e os 5 passos:
As 8 energias são desviar, rolar para trás, pressionar, empurrar, golpe de cotovelo, golpe de ombro e rachar.
Os 5 passos são avançar, recuar, olhar para a esquerda, observar a direita e equilíbrio central.
Quantos estilos de Tai Chi existem e quais são suas diferenças?
Existem 5 estilos diferentes de Tai Chi que são conectados uns aos outros. Estilos Chen, Yang, Wu/Hao, Wu e Sun. Todos os 5 estilos estão conectados; os movimentos externos são um pouco diferentes mas as energias internas são as mesmas.
Estilo Chen: tem o rápido e o lento combinados com alguns saltos e movimentos de pisar com força. A forma velha e o punho de canhão foram criadas pela 17ª geração.
Estilo Yang: Yang Luchan aprendeu a forma velha da família Chen. Os movimentos do estilo Yang são lentos, homogêneos, gentis, grandes e amplos. Yang Luchan aprendeu com um membro da 14ª geração da família Chen.
Wu/Hao: o 1º estilo Wu veio dos estilos Yang e Chen e é lento, suave, pequeno e as posturas são altas. Wu Yuxiang aprendeu com Yang Banhou, membro da 2ª geração da família Yang, e então aprendeu com Chen Qingping, 14ª geração. Wu/Hao é uma forma mais curta.
Estilo Wu: o 2º estilo Wu vem de Quanyu, que aprendeu com Yang Banhou. Eles inclinam o corpo para o lado mas quando o fazem pensam como se estivessem retos. Wu aprendeu com Yang Banhou. Mais tarde, a forma de Banhou se tornou mais curta.
Estilo Sun: aprendido por Hao Weijian. Seus movimentos combinam 3 estilos diferentes: Wu, Hsing-I e Bagua.
Quem criou cada um dos 5 estilos?
Chen foi criado por Chen Wangting.
Yang foi criado por Yang Luchan.
Wu/Hao foi criado por Wu Yuxiang.
Wu foi criado por Wu Jianquan ou Wu Quanyu.
Sun foi criado por Sun Lutang.
Com quem os criadores aprenderam?
Yang Luchan aprendeu com Chen Changxin.
Wu Yuxiang aprendeu com Yang Luchan, Yang Banhou e Chen Qingping.
Wu Jianquan aprendeu com seu pai, Quanyu.
Sun Lutang aprendeu com Hao Weijian.
Quais são os nomes originais dos locais de criação dos 5 principais estilos de Tai Chi Chuan?
O nome original do local de criação do estilo Yang é cidade Guangfuzhen, na área de Guangpingfu (maior que um condado, menor que uma província).
O nome original do local de criação do estilo Chen é vila Chenjiagou, condado Wen, província Hunan.
O nome original do local de criação do estilo Wu/Hao é cidade Guangfu, condado Yongnian, província Hebei.
O nome original do local de criação do estilo Sun ou Wu não são conhecidos oficialmente.
Qual é a história do estilo Yang?
O local de origem do estilo Yang de Tai Chi Chuan é a província Hebei, condado Yongnian. Por volta de 200 anos atrás, Yang Luchan foi até Beijing para ensinar a família do imperador. Pessoas assistiam e queriam aprender com ele. Seus movimentos eram suaves, lentos e homogêneos. Conforme evoluiu, o estilo Yang de Tai Chi Chuan teve diversas formas.
A forma original é chamada de Forma Velha. Então veio a Forma Curta, Forma Média e, enfim, a Forma Longa. A forma que é praticada hoje é a Forma Longa, que chamamos de “Forma Tradicional, 85, 103, 108”. Apesar de a contagem ser diferente, os movimentos são os mesmos.
Como o estilo Yang mudou da forma Velha, Média e Curta e quem fez cada uma delas?
Yang Luchan estruturou a forma velha.
Yang Banhou e Yang Shaohou, a forma curta.
Yang Jianhou, a forma média.
Yang Chengfu, a forma Longa.
Qual é a atual linhagem da família Yang?
Yang Luchan, 1ª geração (forma velha)
Yang Jianhou, 2ª geração (forma média)
Yang Chengfu, 3ª geração (forma longa). Ele padronizou a forma que é praticada hoje por todo o mundo.
Yang Zhenduo, 4ª geração.
Yang Jun, 6ª geração.
Qual é o estilo mais popular de Tai Chi hoje em dia?
O estilo Yang é o estilo de Tai Chi mais popular no mundo hoje. Isso é devido principalmente ao fato de a família Yang ter ensinado publicamente e não mantido privado.
2. Teoria
Leia “Os Dez Princípios Essenciais do Tai Chi Chuan”
3. Filosofia
Como a cultura chinesa é incorporada no Tai Chi?
A cultura chinesa se desenvolveu a partir do I-Ching e diferentes escolar de filosofia.
Tai Chi (uma coisa/unidade) advém do wuji (vazio supremo). Tai Chi é a origem dos estados dinâmico e estático e se separa em dois – yin e yang. Quando há movimento, yin e yang se separam. Quando não há movimento, eles se combinam e se tornam um.
Wu Sheng = 5 elementos/princípios. Os 5 elementos são: fogo, água, metal, madeira e terra. Cada um desenvolve, controla e equilibra o outro.
Terra é nutrida pelo fogo.
Metal é criado pela terra.
Metal dissolve e alimenta a água.
Água nutre a madeira.
Madeira alimenta o fogo.
Água apaga o fogo.
Fogo tempera o metal.
Metal corta a madeira.
A madeira restringe a terra.
A terra segura (represa) a água.
A medicina chinesa usa yin e yang. Por exemplo: coração = fogo, fígado = madeira, rins = água. Quando estamos doentes, yin e yang não estão em equilíbrio. A medicina chinesa também usa os elementos Wu Sheng.
Qual a diferença entre artes marciais internas e externas?
Nas artes marciais externas, o indivíduo deve ser mais resistente e forte que seu oponente para vencê-lo.
Artes marciais internas incluem Tai Chi, Hsing-I e Bagua. Nós treinamos para usar maneiras suaves de suavizar o corpo, seguir a energia do oponente. Como o algodão enrolado. Interno e externo estão coordenados mutuamente.
Prática
Depois de aprender a forma de mãos livres, o que mais aprendemos?
Estudantes aprendem a forma de mãos livres, Tuishou e armas (espada, saber e bastão). A forma de mãos livres é o fundamento para todas as outras formas. Após aprender a forma de mãos livres o estudante aprende Tuishou. Tuishou ensina ao estudante como aplicar as 8 energias ensinadas na forma com um oponente/parceiro. A espada e o sabre ensinam o estudante a usar uma arma. A espada e o sabre também seguem os 10 princípios essenciais enquanto mantém o ritmo lento, gracioso e homogêneo. As técnicas de espada são precisas, leves, flexíveis, vívidas e fluentes. As técnicas de sabre são pesadas, poderosas, enérgicas e demonstram espírito forte.
O que é o Tuishou e os princípios básicos?
Os princípios básicos do Tuishou são grudar, aderir, conectar e seguir sem resistir ou separar-se do oponente. Se seu oponente não se mover, você não se move. Quando seu oponente começar a se mover, então você se move depois e chega/controla primeiro.
Quais formas e tipos de Tuishou são ensinadas pela Família Yang?
Nós temos duas formas de Tuishou: passo fixo e passo em movimento. No Estilo Yang são incluídos 5 tipos diferentes de Tuishou: braço único e passo fixo, dois braços e passo fixo, passo em movimento (passo reto), passo em movimento (passo cruzado) e grande rolar para trás.
Quais armas são partes do Tai Chi original da Família Yang?
O estilo tradicional Yang na verdade não tem muitas armas. As principais são divididas em dois grupos: armas longas e armas curtas.
As armas curtas são a espada de 67 movimento e o sabre de 13 movimentos.
Como arma longa nós incluíamos a lança longa (ou lança de 13 movimentos estilo Yang), mas mais tarde por questões de segurança, removemos a ponta da lança, assim se tornando o bastão longo. As técnicas do bastão mantêm-se as mesmas da forma de lança original. Mais tarde o treinamento com o bastão longo se tornaram principalmente uma maneira de treinar a emissão de energia (fajing). É comumente referido como dougan ou “bastão que vibra”.
O que é o Passo Arco?
Passo arco é como a postura de base de um arqueiro. O joelho segue a direção do pé e não passa da ponta. A perna de trás está estendida, mas não travada. Distância de ombros entre os pés. Os pés da frente e de trás estão enraizados. Se os pés estiverem muito próximos (sem a distância de ombros) você não fica estável. O pé de trás aponta para o canto, ou 45 graus. O peso está 60% na frente e 40% atrás.
O que é o Passo Cheio Vazio?
Um passo cheio vazio é quando sua perna e pé de trás aponta para o canto e o pé da frente está reto. O pé da frente toca o chão ou com a ponta ou com o calcanhar. Mais peso na perna de trás e a perna da frente fica com um pouco de peso. O joelho de perna de trás alinha com o pé. Não cruze os calcanhares. Mantenha-se do outro lado da linha central entre os calcanhares. A distância entre os pés é mais estreita. O peso está 30% na frente e 70% atrás. Não incline para trás: mantenha-se centrado.
Quando praticamos Tai Chi, devemos nos concentrar na respiração?
A respiração é natural, contínua. Afunde seu chi no dantian. Nós não falamos muito sobre coordenar respiração e movimentos. Com movimentos longos você deve respirar naturalmente, não pare de respirar porque sua energia vai parar, seu chi vai parar, então os movimentos e a respiração devem ser naturais. Movimentos devem ser coordenados com a respiração quando forem movimentos simples.
Quais são as outras coisas que devemos nos lembrar quando praticamos Tai Chi?
Boca: mantenha a boca fechada, mas não fechada. Naturalmente fechada. Quando a boca está seca, yin não é suficiente, então não é possível ter yang.
Língua: toque a ponta da língua no céu da boca. Isso ajuda a manter a boca úmida.
Forma da mão: levante levemente, estenda, dobre seus dedos, pequeno espaço entre os dedos. Mesma forma da palma. Não fique muito rígido ou muito mole.
Relaxe: lembre-se de abrir as articulações, tendões e ossos enquanto estiver unificando o corpo todo durante a prática. Tai Chi é um exercício de corpo todo. A cintura é muito importante pois ela lidera seu corpo todo. A energia é liderada desde a raíz (localizada nos pés), explodida pelas pernas, controlada pela cintura e expressa pelas mãos.
Como o corpo se move enquanto praticamos Tai Chi Chuan?
A parte superior do corpo é leve, a parte do meio é flexível e a parte de baixo é sólida e pesada.
Como mantemos a parte de cima do corpo leve e a parte de baixo sólida?
Não use muita força para manter a parte de cima leve.
Mantenha seu chi afundado para manter a parte de baixo sólida.
Como mantemos nosso chi afundado?
Não segure a respiração, continue respirando naturalmente. Quando você está calmo, seu chi automaticamente afunda.
O que significa estar em peso duplo?
Peso duplo significado que o seu “cheio” e “vazio” não estão claros. Dessa maneira, você não é capaz de transferir entre cheio e vazio, então não é capaz de ser flexível e ágil. Isso impede a respiração natural, sua energia rígida e seu corpo todo perde flexibilidade.
Algumas vezes o Tai Chi é referido como o Punho Longo. Qual o significado de Punho Longo?
Na forma de Tai Chi a energia está continuamente em movimento, sem parar. Como as nuvens se movendo, a água fluindo, ela nunca para.
Em outras formas de artes marciais, significa que a forma é rápida e os movimentos são amplos, mas no Tai Chi significa que a energia é contínua como a água e as nuvens.
Quais são os três tesouros do corpo humano?
Jing (essência), Chi (Qi, energia vital), Shen (espírito)
“Acumular Shen para promover Chi
Acumular Chi para promover Jing
Refinar Jing até que se torne Chi
Refinar Chi em Shen
Refinar Shen para o vazio
Esse é o caminho para fortalecer, apoiar e aumentar o Jing, Chi e Shen do corpo”.
O que é Jing (essência)?
Jing é um componente básico do corpo e funciona como base para a atividade vital. É o que absorvemos do que comemos, do sol e da lua. No par Jing/Chi, o Jing é mais Yin.
Como o Jing (essência) se relaciona com o Chi (qi)?
O significado de Chi é simples: vida! A vida se dá devido à concentração de Chi, e a morte, devido à dispersão. É uma força que promove a atividade do corpo humano. O Chi coexiste com o Jing. Onde há Chi, há Jing. Onde há Jing, deve haver Chi. Chi é como energia. Chi é mais yang.
O que é Shen (espírito)?
O shen é derivado do Jing e do Chi, além de uma base substancial (Jing + Chi = Shen). Shen é a manifestação exterior da atividade de cooperação entre Jing e Chi. Onde o Chi é forte, haverá Shen. Onde o Chi for ausente, o Shen enfraquecerá. Shen se move junto com o Chi e Jing. A substância de Shen se manifesta na aparência física.
Como podemos elevar nosso Shen (espírito)?
Seguindo os 10 Princípios do Tai Chi Chuan Estilo Yang, o corpo todo está solto (song) e aberto, permitindo a energia vital (Jingshen) seja cultivada e elevada. O seu espírito vem do seu coração e se manifesta pelos olhos. Você deve usar sua atenção e concentração para ajudar a elevar seu espírito.
O que é Wu De?
Wu De (virtudes marciais) é o código de conduta moral estabelecido para artistas marciais e cobre duas áreas principais: as ações e a mente do praticante.
Na ação, ele deve expressar humildade, respeito, retidão, confiança e lealdade.
Na mente, deve ter vontade, resistência, perseverança, paciência e coragem.
Quais morais devemos adotar?
Seja uma pessoa boa. Respeite os outros, especialmente os mais velhos.
Informações complementares
Arte da Guerra, de Sun Tzu
I-Ching
How to Practice Tai Chi Chuan, de Yang Chengfu
Yang Style Taijiquan, de Yang Zhenduo
Mastering Yang Style Taijiquan, de Fu Zhongwen
DVD da Forma Tradicional (103) do Tai Chi Chuan da Família Yang, de Yang Jun
Livros de medicina chinesa
Livros de cultura chinesa
Notas de rodapé
[1] Essa frase de quatro caracteres é provavelmente a mais difícil de se traduzir na literatura do Tai Chi. Optei com considerar cada uma das quatro palavras adotando uma função de predicado ou expressão verbal. Outra abordagem óbvia seria considerar as duas primeiras como advérbios e as duas últimas como sujeito-predicado: “Vazio e vivo, o topo é energético”. Muitas outras interpretações são possíveis.
[2] No pensamento chinês, a cintura tende a ser considerada como o espaço entre duas vértebras ao invés de um círculo ao redor da parte do meio do corpo.
[3] Artes marciais externas como as Shaolin usa energia de partes ou seções do corpo, em oposição à energia do corpo todo usada no Tai Chi.
[*] Literalmente “um chi”. Também pode ser interpretado como “uma respiração”.